segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Gravar Fotos em DVD

Você gostaria de compartilhar com seus amigos ou familiares as fotos daquela viagem ou evento? Que tal gravar fotos em DVD para que a pessoa presenteada possa vê-las no computador ou mesmo em um aparelho de DVD ligado a uma televisão?
Neste tutorial sobre como gravar fotos em dvd utilizaremos o CDBurner XP, um programinha pequeno, em português, que roda em qualquer computador e o melhor: totalmente grátis.
Você não tem ainda o CDBurner XP?
Para fazer o download do CD Burner XP a partir do site de seu fabricante, clique aqui.

1) Instale o programa em seu computador. A instalação é extremamente simples, mas se você não sabe como fazer isso, clique aqui e acesse o tutorial de instalação que criamos, com imagens passo-a-passo.
2) Rode o software clicando sobre o ícone criado em sua área de trabalho. Na primeira vez que você executar o programa para gravar um dvd, ele perguntara seu idioma. Selecione Português para facilitar as coisas.
Atalho CD Burner XP
3) Insira um DVD virgem em seu computador.
4) Selecione a primeira opção, “Disco de Dados”, conforme ilustrado na tela abaixo:
Programa para Gravar Fotos em DVD
5) Na parte esquerda superior, navegue pelo seu computador até a pasta onde estão as fotos que deseja gravar. Arraste as fotos da parte de cima para a parte de baixo da tela.
Gravando Fotos em DVD
6) A “barrinha” inferior mostra quanto de espaço você terá ocupado no DVD com as fotos selecionadas. Você pode adicionar fotos até quanto desejar, repetindo o passo 5, até a barra encher totalmente.
Como Gravar Fotografias em DVD
7) Clique uma vez sobre a palavra Disc, conforme a imagem abaixo para dar um nome para o DVD. Dica: não utilize espaços ou acentos para evitar problemas com alguns drives.
Gravar Fotos DVD
8) Selecione quantas cópias deseja gravar.
Atalho CD Burner XP
9) Clique sobre o botão Gravar.
Atalho CD Burner XP
10) Na tela que se abre, selecione a opção Finalizar disco. Isso evita que o DVD não seja lido em alguns drives que não aceitam a opção de ler discos em aberto.
Atalho CD Burner XP
11) Aguarde até que o programa conclua a gravação das fotos no DVD. Esta etapa dura entre 2 e 20 minutos, dependendo da velocidade do seu gravador.
Atalho CD Burner XP
12) Pronto! Insira o dvd no computador ou no seu aparelho de DVD ligado à televisão e veja as fotos gravadas. Gravar fotos em dvd é muito fácil não é? 
Atalho CD Burner XP

Observações Importantes

- Além de gravar fotos em DVD é possível gravar vídeos e músicas MP3 utilizando este mesmo procedimento.

- Para rodar o DVD em um Player e ver as fotos na televisão, é necessário que o aparelho de DVD suporte leitura de arquivos ou arquivos JPEG. Quase 99% dos aparelhos comercializados hoje em dia possuem este suporte.

- Você pode aproveitar o mesmo disco para gravar vídeos e músicas juntos. Você pode inclusive criar pastas para melhor organizá-los. Lembre-se que um DVD comum tem 4,7 gigas disponíveis, o que equivale a mais de 5.000 fotos.