quarta-feira, 18 de julho de 2012

FÉRIAS

Gostaria de desejar a todos boas férias. Hoje é nosso último dia de trabalho. Enfim, nosso merecido descanso.
Retornaremos dia 01 de agosto com muitas novidades no Blog.
Abraços,
Inez

terça-feira, 10 de julho de 2012

Pessoal,novas idéias sustentáveis na página sobre o Meio Ambiente.Vale a pena conferir.
Abraço Prof Junior.

segunda-feira, 9 de julho de 2012


O mundo animal no Português do Brasil

                 
Veja a seguir termos, ditados e expressões envolvendo diversos nomes de animais de uso frequente em nossa língua.
No linguajar do brasileiro um amigo falso diz-se "amigo da onça”. "Pagar o pato" é fazer papel de tolo, assumindo as consequências de algo que não se cometeu. “Soltar os cachorros” em alguém é o mesmo que agir de forma agressiva, por meio de insultos. E em se tratando de insultos, quando uma pessoa é considerada pouco inteligente ou ignorante, “burra”, "anta", "toupeira", “jegue”, "mula" ou "besta" são adjetivos muito utilizados para identificá-la.
Em relação às mulheres, o termo “galinha” está associado à promiscuidade, enquanto que "gata" significa uma mulher bonita. “Vaca” é um termo comumente utilizado para designar uma mulher de má índole, assim como “cobra”, “jararaca” ou “víbora”. Quanto aos homens, “cachorro” significa homem de mau caráter, "cabrada peste" é uma forma de denominar um sujeito macho, ao passo que “cavalo” ou mesmo “animal” são termos que identificam homens brutos.
Com relação à família bovina, muitos são os termos e expressões existentes. Uma pessoa que não tem opinião própria é chamada de "vaquinha de presépio", ou seja, é como se servisse apenas de enfeite. A expressão "aonde a vaca vai, o boi vai atrás" está associada a pessoas que são facilmente influenciáveis por outras. Já um "mão de vaca" é alguém muito avarento, pão-duro. A expressão "a vaca foi para o brejo", indica que algo deu errado, ou que alguém fracassou. Utiliza-se “nem que a vaca tussa" para  dizer que algo não acontecerá sob hipótese alguma. Já “conversa para boi dormir” ocorre quando uma pessoa está de conversa fiada ou mentindo.
Quanto aos insetos, uma pessoa "formiga" é aquela que adora comer doces.  Já alguém muito intrometido, é conhecido como "abelhudo". “Acertar na mosca" significa fazer tudo direitinho. Já "comer mosca" está associado a perder uma oportunidade ou ficar para trás. O ditado “Em boca fechada não entra mosca" significa que, muitas vezes, é melhor ficar calado que dizer besteiras. Um "bicho-grilo" é alguém que mora longe da cidade, ou mesmo uma pessoa que tenha estilo alternativo, como os hippies. Uma pessoa confusa, que não sabe para onde ir, diz-se que é uma "barata tonta", enquanto que o termo “lesma” caracteriza uma pessoa lenta.
Os primatas não escapam... Ser "macaco de auditório" significa estar presente em aglomerações públicas com frequência. Já  "macaco de circo" é alguém que gosta de fazer brincadeiras para agradar os outros, enquanto que “estar com a macaca" é estar nervoso, agitado.
E então, essa curiosidade não é o “bicho”, ou seja, legal?

Eu achei sacanagem com os bichos. 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

PROJETO FESTA JUNINA




   
    O projeto visa transformar a festa junina escolar em um momento de resgate social das diferenciadas comemorações que acontecem nas diferentes regiões brasileiras. Assim, nesse período, as práticas pedagógicas estarão voltadas para essa temática.

       Considerando que a escola tem trabalhado o Meio Ambiente, o subtema Reciclagem tem sido amplamente discutido, além desse resgate social, pensou-se em trabalhar enfeitar a escola no dia da Festa Junina com material todo reciclado.
Além disso, esse projeto buscará envolver a comunidade e sua produção artística e culinária com vistas ao desenvolvimento do resgate social e da cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, que favoreçam o educando e amplie seu universo linguístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem.

O Projeto será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas e assim que o mesmo for concluído, será divulgado aqui no Blog. Aguardem.





terça-feira, 3 de julho de 2012

DESAFIO DE MATEMÁTICA

Aí galera, este vale um pontinho para o 2º bimestre, para o primeiro que responder:

Em um triângulo, as medidas dos ângulos internos são respectivamente: x, x-15°, x-30°. Quais são os valores em graus dos 03 ângulos do triângulo?

Boa sorte!!

http://umpoucodematematica.no.sapo.pt/images/cartoon_14.gif
oi pessoal!!! agora estou colaborando no blog, beijos.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

NOVA COLABORADORA DO BLOG

GOSTARIA DE COMUNICAR A TODOS QUE TEMOS UMA NOVA COLABORADORA NO BLOG. É A NOSSA RECORDISTA DE DESAFIOS, CELINA, ALUNA DO 9º ANO.
A PARTIR DE AGORA ELA IRÁ NOS AJUDAR COLOCANDO NOVOS DESAFIOS PARA OS COLEGAS.
ESPERO QUE TODOS TENHAM FICADO FELIZES COM A NOVIDADE.

BOA SORTE, CELINA.
ABRAÇOS,
INEZ
ATENÇÃO ALUNOS,

estou disponibilizando, na página de Artes, as imagens que estão sendo utilizadas para o Projeto Festa Junina - Releituras.