quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Curiosidades Biológicas

 
Porque soluçamos?
O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen e que, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar e são controlados pelo nervo frênico, situado logo acima do estômago. Os incômodos do soluço  surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas podem ser diversas (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas). Quando ele fica ou sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair, o que dispara o soluço.
O característico barulhinho "hic, hic" surge quando ocorre fechamento súbito da glote (abertura superior da laringe, onde se localizam as cordas vocais), produzindo vibração nas cordas vocais.
Susto pode curar o soluço? Por que?
Pode sim. Quando levamos um susto, provocamos uma forte inspiração, levando a um aumento do volume de ar nos pulmões. Os pulmões pressionam o diafragma, fazendo com que ele se estique e volte a funcionar normalmente. Mas existem maneiras menos drásticas que também funcionam: tomar um copo d'água com nariz tampado ou inspirar e segurar o ar por alguns instantes.
Como acontece o reflexo da tosse?
Os brônquios e a traquéia são tão sensíveis a um toque leve, que quantidades mínimas de material estranho ou substâncias que causam irritação iniciam o reflexo da tosse. Impulsos nervosos aferentes passam das vias respiratórias (principalmente pelo nervo vago) ao bulbo (medula oblonga), onde uma seqüência automática de eventos é disparada por circuitos neuronais locais, causando os seguintes efeitos:
- inspiração de até 2,5 litros de ar;
- fechamento da epiglote e das cordas vocais para aprisionar o ar no interior dos pulmões;
- contração forte dos músculos abdominais e dos músculos intercostais internos, empurrando o diafragma e provocando aumento rápido de pressão nos pulmões (de 100 mmHg ou mais);
- abertura súbita das cordas vocais e da epiglote e liberação do ar dos pulmões sob alta pressão.
Desta forma, o ar que é expelido de forma explosiva dos pulmões para o exterior se move tão rapidamente que carrega consigo qualquer material estranho que esteja presente nos brônquios e na traquéia.
Como acontece o reflexo do espirro?
O reflexo do espirro é muito parecido com o reflexo da tosse, exceto pelo fato de se aplicar às vias nasais, ao invés das vias respiratórias inferiores: o estímulo que inicia o reflexo do espirro é a irritação das vias nasais. Impulsos aferentes passam do quinto par de nervo craniano ao bulbo, onde o reflexo é disparado. Uma série de reações semelhantes às do reflexo da tosse acontece, grandes quantidades de ar passam rapidamente pelo nariz, ajudando, assim, a limpar as vias nasais.
Você sabia que:
- o ar que sai das narinas durante o espirro atinge em média 150 Km/hora?
- ao espirrarmos espalhamos aproximadamente 40 mil gotículas de saliva?
Pois é, por isto o espirro é uma excelente fonte de transmissão de doenças respiratórias.
Porque é impossível espirrar de olhos abertos?
Esclarecendo o mito: não é porque os olhos podem sair da órbita que os fechamos ao espirrar!
Quando uma partícula estranha entra no corpo pelas vias nasais, estimula os receptores locais que, por meio do nervo trigêmio (que coordena os movimentos da face), avisam o tronco encefálico que é hora de entrar em ação.
Ao receber a mensagem, o tronco encefálico reage imediatamente à invasão, gerando uma série de impulso motores que contraem o abdômen, o tórax e o diafragma, até chegar ao nervo facial.
Os reflexos que chegam ao nervo facial também desencadeiam movimentos para expulsar a partícula estranha. Essas contrações atingem diversos músculos da face, incluindo o músculo orbicular, que controla o abrir e o fechar dos olhos. Como resultado de todo esse esforço,  fechamos os olhos.

domingo, 23 de setembro de 2012

Primeiro desafio de História

Confiram na página de História o 1º Desafio valendo 1,0 ponto para o 4º Bimestre.
[]'s
Bom dia! Confiram na Galeria de Fotos os trabalhos de História e Português do Projeto Festa Junina. Em breve mais fotos!

Oficinas de reciclagem

Confiram na GALERIA DE FOTOS as imagem dos dois dias de oficinas de reciclagem.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os porquês dos animais




Porque os gatos ronronam?
Os gatos ronronam quando se sentem bem e quando fazemos carinho neles. É um sinal de prazer. São duas cordas vocais situadas no fundo da garganta que vibram, emitindo esse som característico.
É verdade que os gatos enxergam à noite?
No escuro, os gatos enxergam muito melhor que nós. Sua pupila pode se dilatar bastante e perceber o menor traço de luz. Mas no escuro total, eles também não enxergam nada!
Por que as formigas se deslocam em fila indiana?
É para não se perder! Andando, a formigas colocam no seu caminho uma substância cheirosa que todas as formigas de uma mesma família reconhecem. Basta seguir esse caminho cheiroso para voltar para casa!
Porque as abelhas fabricam mel?
Para alimentar as outras abelhas e as larvas que vivem na colméias. As colméias são enormes usinas de mel. Para os apicultores, basta colher essa iguaria tomando cuidado com as picadas!
Porque devemos espantar as moscas?
As moscas costumam pousar em lugares sujos que são ninhos de micróbios, como o lixo, os excrementos... Pousando depois em nós ou nos alimentos, elas podem trazer sujeiras ou transmitir doenças.
Porque as baratas são tão desagradáveis?
Quando as baratas se instalam em uma casa elas invadem tudo. Elas se escondem nos cantinhos escuros, multiplicando-se a toda velocidade. São invasoras que precisamos expulsar.
Porque o louva-a-deus tem esse nome?
É por causa da posição de suas patas dianteiras: quando elas estão unidas, as pessoas dizem que ele está rezando. Mas não é nada disso! Elas estão sempre prontas para dar o bote e agarrar uma presa...
As centopéias têm mesmo cem patas?
As centopéias chegam a ter centenas de patas. São os animais que têm mais patas!
Um cavalo sofre quando as ferraduras são colocadas?
Os cascos dos cavalos são de queratina, uma proteína bem dura, de que também são feitos os chifres dos bois e as nossas unhas. Por isso, o cavalo não sofre quando as ferraduras são colocadas, pelo menos não mais do que quando cortamos as unhas!
Porque o galo canta tão cedo?
Cocoricó! Desde o nascer do sol, o galo canta para mostrar aos outros que ele está lá e que é o chefe da casa!
As zebras têm listras iguais?
Não, cada animal tem as suas próprias listras: elas são diferentes de uma para outra e servem para que as zebras se reconheçam. Cada espécie de zebra tem um tipo de listra também: finas ou largas, mais escuras ou mais claras...
Os morcegos são aves?
Não, eles são mamíferos; os únicos capazes de voar como as aves. Suas asas não têm plumas: elas são de pele e se ligam ao corpo na extremidade dos dedos bem longos.
Como o dromedário consegue viver no deserto?
O dromedário pode ficar 15 dias sem beber nem comer! Ele suporta muito bem o calor, pode fechar as narinas em caso de tempestade de areia, seu corpo é capaz de estocar uma grande quantidade de água, sua corcunda contém uma reserva de gordura que lhe dá energia e, para terminar, ele pode andar muito tempo na areia sem cansar.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Você votaria em Bixa Muda? Vai começar a Palhaçada Eleitoral!



Terça-feira, 21 de agosto, nós brasileiros teremos que conviver com a pantomima macambúzia daqueles que pretendem uma vaguinha de emprego fácil nas Câmaras de Vereadores e nas prefeituras do Brasil. Aqueles que não tiveram a sorte de terem em casa o serviço de televisão a cabo serão obrigados, em nome da Constituição Federal, a ouvir as piores asneiras e verem os mais mentirosos do Brasil durante o mal afamado Horário Eleitoral Gratuito.

A 47 dias das eleições elas começam a serem exibidas agora, dia 21 de agosto; e irão “nos encher o saco” até o dia 4 de outubro; para as cidades que terão segundo turno, lá vão elas por mais 15 dias; e a emissora de rádio ou televisão que não cumprir com o determinado, o TRE suspenderá suas atividades por 24 horas; o que seria muito bom para todos nós, mas não para os empresários...!

Durante o período de exibição destas propagandas malditas estará aberto o maior concurso público do Brasil, onde milhares de pessoas se candidatam a uma das 5.561 vagas de Prefeito; 5.561 vagas de vice-prefeito e 60.320 vagas para vereador. Ao final do pleito, 71.442 pessoas terão emprego fácil, salário bom e estabilidade no cargo por quatro anos; seus salários somados levam das obras e de outros investimentos nada menos que 600 milhões de Reais todos os meses ou 7,2 bilhões de Reais por ano. Uma fortuna que muitas vezes é quadriplicada sem que nós enxerguemos nada de proveitoso.

Alguém pode até me arguir de como me porto tão incivil quando me refiro aos vereadores, vice-prefeitos e prefeitos do Brasil; outros podem me criticar por causa de minhas críticas aos membros do Executivo e Legislativo; e minha resposta é simples: destes novos 60 mil servidores que alimentaremos por 4 anos, menos de 5% fazem jus a sua incumbência. A maior parte desta gente inútil quer ser vereador ou prefeito por causa da grana e das facilidades que todos eles têm em tirar para si mais dinheiro público.

Esta coisa de se candidatar a uma vaga para os cargos eletivos não para com os empregos municipais; em mais dois anos haverá eleição novamente e desta vez nomearemos pessoas para mais cargos. Em 2014 chega ao fim o mandato da Presidente Dilma e durante a eleição para Presidente da República, senadores, deputados federais, deputados estaduais e vice-governadores e governadores tentarão também uma vaguinha na mamata pública. Durante as eleições de 2014 serão mais 1.709 cargos; e nos dois pleitos bianuais somados, o povo brasileiro alimenta 73.151 políticos diretamente.

Voltando as eleições deste ano, os candidatos a vereador chegam a ser patéticos em suas campanhas. Aquele que deveria legislar para seu município, muitas vezes sequer sabe o que é “legislação”.

Cada cidade brasileira possui um prefeito e um vice-prefeito; de igual forma que a legislação (art. 56) exige que cada mandatário tenha em sua comarca um Poder independente para acompanhar todas as suas ações; este Poder é o Legislativo e esta instituição, no município, precisa ter uma casa para abrigá-los; esta casa é a Câmara Municipal e seus artífices são os vereadores; pessoas que são eleitos para no máximo 4 anos; devem elaborar e cuidar da Lei Orgânica de sua cidade; que devem fiscalizar e julgar as contas das Prefeituras; e que sempre devem legislar sobre os interesses de sua comunidade.

Fala-se muito sobre os salários de vereadores, mas o termo correto é subsídio; e quem fixa estes mesmos subsídios são eles próprios. Acreditem, mas são os próprios vereadores que dizem quanto irão ganhar. Eles deveriam obedecer aos limites estabelecidos pela Carta Magna, mas muitos destes vereadores acabam encontrando uma brechinha legal para ganharem muito mais do que o teto nacional. Cada câmara deve receber no máximo 5% do que o seu município arrecada; e é desta grana que eles fazem uma farra.

Alem da propaganda eleitoral gratuita exibida na televisão e no rádio até no Facebook a galera que pleiteia um empreguinho fácil tá botando pra quebrar. É um tal de xingar o adversário aqui, contar mentiras Dalí; o site de relacionamento mais famoso do mundo está entupido daquilo que classifico como lixo eleitoral; coisas que só confundem a cabeça de quem pensa pouco, por que de mim, esta gente somente abiscoita rejeição plena.

Sempre houve candidaturas patéticas, mas depois da eleição de Tiririca em SP a coisa piorou; todo tipo de malandro, palhaço ou criminoso agora escancara suas fotos e slogans néscios por todo lugar. Numa busca rápida pela grande rede eu vi o Clark Crente; o Marquito do programa do Ratinho; acreditem, também é candidato; o Rei Momo de Sorocaba quer transformar a câmara de sua cidade em seu palácio momesco; aquele sujeito que fez o papel de Pit Bitoca também quer uma vaguinha na câmara de São Paulo; Abraão do Queijo, Lixeiro, vira lata, Tonhão som de cristal, o home da moto, gordinho da paz, serrote, Professor Pipoca, abajur, Dorinha Andorinha e Phumaça são alguns dos nomes aberrantes que pretendem também uma vaga como vereador.

Pode-se chamar de “a festa da democracia”, mas ser democrático zombando com o futuro de um Poder e claramente achincalhando com a opinião pública, já é demais! Tem pessoas e pessoas; e estas tem um nome de registro; algumas são conhecidas pelos apelidos burlescos, mas utilizar destes cognomes nesta festa democrática passa a ser uma libertinagem. Um tal de Peru do Escapamento, que na última eleição teve 110 votos, agora deseja tentar mais uma vez a sua grande chance para ficar 4 anos mamando nas tetas do Poder; outros caras de pau também brincam com as urnas; Et de Varginha, Bin Laden, Tabaqueiro, Obama e acreditem: John Lennon é candidato a vereador!

Quem pensa que já viu de tudo com os nomes aberrantes que pretendem chegar numa vaga do Poder, ainda não viu nada. Imagine a cena: você e sua família almoçando enquanto na televisão Furúnculo Maligno falando de suas propostas? Pica-pau, Tieta, sonrisal, He-man, Chapolim, vassoura, tesoura e “Vadão do jegue do dente de ouro” também são candidatos.

Toda esta fanfúrria por que a Lei permite. O Artigo 30 da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 23.373, de 14 de dezembro de 2011, e Lei 9.504/97, diz que o nome indicado na urna poderá ser: nome, sobrenome ou apelido do candidato desde que não se estabeleça dúvida quanto à sua identidade, não atente contra o pudor público e não seja ridículo ou irreverente. O postulante que, mesmo depois de intimado, não indicar o nome que deverá constar na urna eletrônica, concorrerá com seu nome próprio.

É nesta hora que entram os pudicos de plantão e os juristas que adoram satirizar com a estupidez de quem faz as leis. De fato “Vadão e o jegue do dente de ouro”, não atenta contra o pudor público; nem ele nem nenhum dos outros citados, mas será mesmo que isso não é ridículo ou irreverente? É claro que é! É óbvio que todos estes e muitos outros candidatos pretenderam escarnecer com a rara oportunidade de se tornarem famosos; e se der certo, alguns deles conseguirão uma vaga neste tipo de emprego!

Em Juazeiro na Bahia tem “Bixa Muda” e seu slogan é “Juazeiro muda com Bixa Muda”; o ex-integrante do BBB, Serginho, candidatou-se com o slogan “Serginho Orgastic”; se alguém disser algo a respeito deste candidato, muito provavelmente alguém o defenderá dizendo que se trata de homofobia. O sujeito se registra no TRE com o nome “quero me dar bem”e o juiz homologa sua candidatura; é uma piada!

Mas quando isso pode mudar? Minha resposta é: nunca; pelo menos enquanto a maioria de nós encararmos uma eleição como forma concreta de ganhar dinheiro fácil ou como um emprego cujo salário é um dos melhores. A palhaçada eleitoral em nome da esquisita democracia permanecerá assim pela eternidade, porque aqui se mexe em tudo, menos isso aí; a imundice que compõe as eleições no Brasil; a começar pela proporia legislação eleitoral; quem a defende e quem a julga!

Parafraseando Victor Hugo, assevero que entre o político que perpetra o achaque e o povo que o elege e consente, há uma conivência desonesta, imoral, completamente censurável. Isso aqui, assim como está, pode ser o país de quem quiser, mas não é, com certeza, o país que desejamos, com sinceridade!


Carlos Henrique Mascarenhas Pires

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Feira de Ciências

Queridos alunos, fiquem atentos, a "Feira de Ciências" está marcada para o mês de novembro. Formem seus grupos de pesquisa e mãos a obra! Beijos, professora Luciana.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

BOA IDEIA PARA A PRÓXIMA OFICINA, O QUE ACHAM? EU ACHEI LINDO...

http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/548484_356176971084236_1794196857_n.jpg

terça-feira, 4 de setembro de 2012

TEXTOS CURIOSOS


Textos curiosos


De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

Sohw de bloa.
.................................................................................................................

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!

sábado, 1 de setembro de 2012



Reportagem exibida no dia 31/08/12.
Sobre o projeto Arte e Reciclagem.


Nossa escola já estava conhecida em nível estadual devido ao sucesso de nosso blog.Agora nossa fama se encontra em nível mundial  devido ao envolvimento de toda escola no projeto de Arte e Reciclagem,podendo ser visto no Link abaixo.

Parabéns a Todos.
http://youtu.be/DDg-2Xj1vps