ARTES

PARA OS 9º ANOS - 3º BIMESTRE
Plano

O plano é caracterizado por duas dimensões: comprimento e largura. Tem uma área, mas os limites não estão definidos, tendo todos os pontos que o constituem na mesma superfície.
Quando fazemos uma planificação, desenhamos no plano o projeto ou o estudo de um trabalho. Diz-se bidimensional por ter só duas medidas (comprimento e largura).
As formas bidimensionais podem ser: desenho, esboço, gravura, fotografia, cartaz, logotipo, etc.


Volume

O volume é o espaço contido dentro de uma forma tridimensional. É obtido adicionando-se elementos visuais aos já existentes, como, por exemplo, a adição de duas diagonais retas para unir dois quadrados. O efeito espacial obtido é chamado volume. Assim, qualquer volume representa um conjunto de planos em superposições diagonais.
É tridimensional porque a sua forma é definida pelo comprimento, largura e altura.

As formas tridimensionais podem ser: origami (arte chinesa), esculturas, objetos, sólidos, etc.


A continuação da matéria será entregue na próxima semana.
Beijos a todos
_____________________________________________________________________________

DESENHO ABSTRATO GEOMÉTRICO
(alunos do 1º ano do Ensino Médio)



_________________________________________________________________________________
PINTURA ATRAVÉS DE UM CÓDIGO

Legenda:
               0 - azul ciano                                         6 - verde-amarelado
               1 - verde                                               7 - azul-arroxeado
               2 - marrom                                            8 - preto
               3 - branco                                             9 - amarelo
               4 - laranja                                              * - a sua escolha
               5 - vermelho
_________________________________________________________________________________

O ABSTRACIONISMO(1910)


             Em termos muito gerais, o abstracionismo pode ser considerado uma pintura cujas formas e  cores não possuem qualquer relação com as imagens ou aparências da realidade exterior. Não importa se o pintor partiu das formas objetivas para chegar às formas abstratas. Para ser considerado abstrato, importa é não possuírem suas formas qualquer relação com as formas exteriores da realidade. Ao invés de representar as formas exteriores, visuais dos seres e objetos, o pintor abstracionista cria formas por assim dizer interiores, inexistentes visualmente na realidade.

O Abstracionismo no passado
  
              Parecendo uma inovação dos nossos tempos, o Abstracionismo é uma tendência bastante velha na história da pintura. Abstrair-se das realidades exteriores e voltar-se para suas realidades interiores é uma constante da condição humana. Por isso mesmo, acompanhando a história da pintura, encontramos várias fases abstratas, nas quais o homem substitui as imagens da realidade objetiva por símbolos ou representações de suas realidades subjetivas. A primeira dessas manifestações de abstracionismo ocorreu ainda na Pré-História. Enquanto os pintores da pedra lascada eram figurativos realistas, reproduzindo as imagens visuais, os pintores da pedra polida eram geometrizadores das formas visuais e muitas vezes totalmente abstratos – criavam formas geométricas ou não, sem relação direta com as imagens da realidade exterior.
              Através dos próprios fatos artísticos, o caminho do abstracionismo veio sendo assim preparado desde o Impressionismo. Vários artistas na Europa faziam pesquisas no plano da abstração, isto é, no plano da criação de formas e cores, sem relação com as imagens das realidades exteriores. Os historiadores e críticos concordam, porém, em atribuir a primazia dos resultados nas pesquisas abstracionistas ao pintor Vassily Kandinsky (1866-1944).
              O espírito especulador de Kandinsky o levou à seguinte consideração: o conteúdo, isto é, a presença da imagem visual, ou a representação das aparências da realidade, perturba ou diminui a beleza peculiar e bastante expressiva que as formas e cores realmente possuem em si mesmas, independentes de qualquer representação. Pensando melhor, chegou à conclusão de que as formas e cores realmente possuem em si mesmas beleza e expressão próprias.
              Livres de qualquer representação, que traz sempre em si elementos de natureza intelectual, sem serem constrangidas ou limitadas dentro das imagens figurativas, as formas e as cores possuem maior poder para exprimir os movimentos e impulsos mais profundos da sensibilidade. Traduzindo as camadas mais íntimas do ser humano, impulsos e necessidades quase instintivos, o Abstracionismo poderia constituir-se num estilo universal comum e acessível a todos os homens, acima das adversidades raciais e particularismos sociais, que os separam e diferenciam, pelo fato de dirigir-se à percepção sensível e não à percepção intelectual ou racional.
               A criação de uma pintura figurativa, reproduzindo a realidade objetiva, baseia-se em princípios e exigências do mundo físico. Traduz, portanto, sensações físicas controladas pelas experiências intelectuais, ao passo que uma composição abstrata se rege por princípios e exigências da pura sensibilidade e do mundo psíquico.
               O Abstracionismo começou a expandir-se se dividindo em duas correntes distintas: o Abstracionismo Informal ou Sensível e o Abstracionismo Geométrico.
               O Abstracionismo Informal ou Sensível é aquele mais instintivo ou, impulsivo. Obedece mais ao sentimento. As cores e as formas estão criadas livres e arbitrariamente. Exemplo típico é o Kandinsky.
               O Abstracionismo Geométrico é aquele no qual as formas estão geometrizadas, retilíneas ou curvilíneas. O exemplo de Abstracionismo Geométrico mais característico é o de Mondrian.
          
                                                                 

________________________________________________________________________________


vasija-goddio


Os historiadores de arte, críticos e estudiosos classificam os períodos, estilos ou movimentos artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das produções artísticas.
Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois a partir de 1848 consideramos o início da Arte Moderna e o movimento Pop Art o início da Arte Pós-Moderna. Porém, optamos por apresentar a arte por meio da linha do tempo histórica, por considerarmos ser mais didática.
Uma das necessidades do homem é a de se expressar. Suas idéias, sua forma de ver o mundo, suas emoções, seus conhecimentos, tudo isso pode ser comunicado através da arte.
Seja na pintura, escultura, música, arquitetura, artesanato, teatro, cinema, etc. Alguns dos meios artísticos, como a arquitetura e a música, transcenderam os limites do artístico, passando a contar com o auxílio de meios tecnológicos. Mesmo banalizada pelos ideais comerciais, a arte foi e sempre será o meio de expressão de um povo, de seus costumes, os utensílios utilizados no dia-a-dia, etc. E ela varia de região para região, de povo para povo e em muitos casos, de pessoa para pessoa.
A arte é tão antiga quanto à estadia do homem no planeta. As primeiras expressões artísticas se manifestaram nas pinturas das cavernas, onde o homem morava; nos utensílios utilizados para a casa ou outras finalidades.
arte acompanhou a evolução do homem, evoluindo também. E nesse longo processo, assim como foram se dividindo os povos, mudando para outras localidades, a arte acompanhou, se adaptando as necessidades da região.
A arte é fundamental no mundo atual, pois é através dela que um povo apresenta suas características, sua cultura. As pessoas apresentam suas noções de mundo, suas emoções. E é por isso, por ser tão diversificada que é fascinante.
Assim resumidamente temos:
PRÉ- HISTÓRIA:
grutadelascaux
-Período Paleolítico e neolítico;
-Primeiras manifestações artísticas, pinturas e gravuras encontradas nas paredes das cavernas.

Características principais da arte rupestre:
O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais (somente no Paleolítico) e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.), no Neolítico. Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos Para fazerem as pinturas nas paredes de cavernas, os homens da Pré-História usavam sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc.

ANTIGUIDADE:
- Aparecimento da escrita que sucede até a queda do império romano. Período das grandes civilizações, como a Mesopotâmia, Egito, Grécia, e Roma.
MESOPOTÂMIA:

1_mesopotamia
Construções em adobes (tijolo preparado com argila crua e secado ao sol); Também outros povos se desenvolviam ao mesmo tempo.
(Pirâmides Quéops, Quéfren e Miquerinos)



 ARTE EGÍPCIA:
Grande civilização. Povo excessivamente religioso e místico, toda sua vida girava em torno da crença de que a alma voltaria a habitar o mesmo corpo. Monumentos funerários, religiosos. Lei do frontalidade.

- Principais características:
arte egípcia estava intimamente ligada à religião, por isso era bastante padronizada, não dando margens à criatividade ou à imaginação pessoal, pois a obra devia revelar um perfeito domínio das técnicas e não o estilo do artista.
arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil. O convencionalismo e o conservadorismo das técnicas de criação voltaram a produzir esculturas e retratos estereotipados que representam a aparência ideal dos seres, principalmente dos reis, e não seu aspecto real.

ARTE GREGA:
estatua-de-poseidon-no-museu-de-atenas-b9d27

Basicamente ligada aos templos (Colunas Dórica, Jônica e Coríntia).
arte-grega17-colunas
- Buscavam no homem e na vida inspiração (padrão de beleza).
- Uso da figura geométrica ou cenas mitológicas.
-Teatro (arena).

- Características da arte grega:
  1. Racionalismo
  2. Amor pela beleza
  3. Interesse pelo homem
  4. Democracia.
As manifestações artísticas gregas encontraram os seus alicerces numa filosofia antropocêntrica de sentido racionalista que inspirou as duas características fundamentais deste estilo: por um lado a dimensão humana e o interesse pela representação do homem e, por outro, a tendência para o idealismo traduzido na adoção de cânones ou regras fixas que definiam sistemas de proporções e de relações formais para todas as produções artísticas, desde a arquitetura à escultura.
O estilo geométrico surge no primeiro período da arte grega. Percebe-se uma disputa entre linhas retas e curvas. Este novo estilo, o Arcaico, mostra-se claramente na cerâmica e na arquitetura. De maneira limitada e repetitiva, surgem as figuras de animais e monstros mitológicos, além de imagens do homem nu, o atleta, e da mulher vestida, lembrando uma deusa.

ARTE ROMANA:
Coliseu-de-Roma

Construções mais típicas são templos, basílicas, circos, teatros, anfiteatros, e aquedutos; Decoração de paredes,Retratos.
A Arte em Roma - Dupla influencia: gregos, ideal de beleza. Etruscos, realidade (arte popular), vida. O arco e a abobada são legados etruscos. Os gregos não conheciam. Pintura essencialmente decorativa. Mural, naturalismo descontraído e lírico, ilusão de profundidade: “janelas” abertas para a paisagem. Esculturas mais realistas – espírito pratico romano. Gregos elementos mitológicos. Romanos, homens e fatos importantes do Império.

Características da arte romana:
Na arquitetura podemos ressaltar a grandeza e a imponência das obras como principais características. Edifícios públicos, templos, anfiteatros (Coliseu, por exemplo) e monumentos comemorativos são alguns tipos de construções feitas na época. Tais obras, além de ressaltarem a riqueza do Império Romano, foramresponsáveis por urbanizar Roma de uma forma que nunca se havia visto. Ao mesmo tempo em que esculturas gregas eram copiadas, os artistas romanos desenvolviam um estilo próprio.
Diferentemente dos gregos, os romanos não apreciavam o nu atlético. Pelo contrário, consideravam o rosto e as expressões faciais os elementos mais importantes de uma obra. Além disso, os mesmos também se diferenciavam na praticidade, retratando as pessoas conforme elas realmente eram, e não conforme um ideal de beleza, como se via na arte grega. Na pintura, os romanos utilizavam mosaicos de cores vivas para representar cenas cotidianas, paisagens  eanimais.




ARTE MEDIEVAL:
Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte européia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade. Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico.
-Deus centro do universo; Arte Romanica: essencialmente Sacra, igrejas feitas de pedras como verdadeiras fortalezas e horizontal; Arte Bizantina: mosaico, uso de rosáceas para facilitar a iluminação interna dos templos; Arte Gótica: teocentrismo atingiu seu apogeu, toda a vida do homem deveria ser voltada para o aspecto religioso e as igrejas deveriam tornar- se amplas e mais altas.

ARTE ROMÂNICA
igreja romanica

ARTE GÓTICA

ARTE BIZANTINA
Reis Magos


ARTE ACADÊMICA OU CLÁSSICA
a10fig02
-Do teocentrismo Medieval o homem avança para o humanismo  e coloca- se como centro do universo. -Descobre que existem outros povos que habitam o planeta; -Surge a renovação artística e cultural.
RENASCIMENTO:
a_criacao_de_adao
MonaLisa_sfumato
santa ceia
-Os artistas voltam a estudar o corpo humano, procurando perfeição e harmonia das formas, buscando inspiração nos Greco-Romanos:esculturas como a Pietá de Miguel Ângelo Buonarotti, Giotto é o percursor do renascimento, mas Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores gênios da humanidade.

Principais características do Renascimento
- Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana). Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média. Por isso, que uma escultura renascentista, por exemplo, possui uma grande semelhança como as esculturas da Grécia Antiga.
- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média.
- Grande importância dada às ciências e a razão. Os renascentistas defendiam a ideia de que há explicação científica para a maioria das coisas. Portanto, desprezavam as explicações elaboradas pela Igreja Católica ou por outras fontes que não fossem científicas. Este período da história foi muito significativo no tocante ao desenvolvimento das experiências científicas e do pensamento racional e lógico.
- Busca do conhecimento em várias áreas. Os renascentistas buscavam entender o mundo através do estudo de várias ciências (Biologia, Matemática, Física, Astronomia, Botânica, Anatomia, Química, etc.). Um ótimo exemplo desta visão de mundo foi Leonardo da Vinci que, além de ser pintor, também desenvolveu trabalhos e estudos em várias áreas do conhecimento.


BARROCO: 
deposic3a7c3a3onotc3bamulo1602-1604caravaggio

-Foi utilizada em relação a arte porque os artistas não observam mais as rígidas regras estabelecidas no renascimento.
-No Barroco predomina o aspecto emocional, juntamente com o sentimento religioso. 

-Abundância de detalhes, violentos contrastes de luz e sombra.
Entre as principais características do barroco
portanto, é possível ressaltar: 
=> predomínio da emoção através de uma arte que buscava interagir com todos os sentidos de seus observadores; 
=> grandes contrastes de luz e sombras; 
=> pintura com efeitos ilusionistas 
=> dramaticidade e comoção. 

Características da pintura barroca: 

=> composição assimétrica diagonal e a busca por um estilo grandioso, monumental, retorcido; 
=> acentuado contraste de claro-escuro para intensificar a sensação de profundidade.

O Beijo Roubado - Jean Honor FragonardROCOCÓ:

-É graça elegância, erotismo e inspiração mundana. 

-Os pintores deste estilo usam pinceladas rápidas, leves e delicadas. 
-O desenho é decorativo. 
-As cores são claras e luminosas. 
-Nus femininos. 



Características do Rococó: 
O Rococó tem como principais características: 
  • Cores claras;
  • Tons pastéis e douramento;
  • Representação da vida profana da aristocracia;
  • Representação de Alegorias;
  • Estilo decorativo;
  • Possui leveza na estrutura das construções;
  • Unificação do espaço interno, com maior graça e intimidade;
  • Texturas suaves;
  • Hedonismo.
ARTE NEOCLÁSSICA: 
774px-David-Oath_of_the_Horatii-1784
-Tendência artística e literária que surgiu em contraposição as ideias do Barroco e do Rococó. 
-Este estilo representa a restauração ou reconstrução das formas artísticas da Antiguidade Clássica e Greco – Romana. 
Características do Neoclássico: 
  • formalismo e racionalismo
  • exatidão nos contornos
  • harmonia do colorido
  • retorno ao estilo greco-romano
  • academicismo e técnicas apuradas
  • culto a teoria de Aristóteles
  • ideal da época : democracia
  • pinceladas que não marcavam a superfície.
ROMANTISMO:
A liberdade guiando o povo, 1830 -Delacroix ( Frana)
-Há a valorização do exótico, do pitoresco, do fantástico e do aventuroso. 
-Delacroix é o expoente máximo da pintura romântica.
-Alto relevo, liberdade de composição,exuberância de cor vermelho, contraste de luz e sombra, pinceladas livres.

Características do Romantismo: 
Nas artes plásticas, o romantismo deixou importantes marcas. Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francês EugèneDelacroix são os maiores representantes da pintura desta fase. Estes artistas representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, valorizavam as emoções e os sentimentos em suas obras de arte. Na Alemanha, podemos destacar as obras místicas de Caspar David Friedrich, enquanto na Inglaterra John Constable traçava obras com forte crítica à urbanização e aos problemas gerados pela Revolução Industrial. 

REALISMO:

Courbet
-Surgiu contrapondo a ideia do romantismo.
-O avanço tecnológico fez com que os homens se voltassem para o real, concreto, o científico, o objetivo. 

-Começa a surgir grandes edifícios de ferro, concreto e vidro,muito aço.
-desaparecem das pinturas os santos, histórias e literários.
-O pintor só pinta o que viu e o que está vendo.
-Artista: Rodin 


Características do Realismo:

  • Veracidade: Demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos
  • Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
  • Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.
  • Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
  • Amor: a mulher objeto de prazer/adultério.
  • Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos.
  • Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.
  • Linguagem próxima à realidade: simples, natural, clara e equilibrada.

ARTE MODERNA, PÓS- MODERNA e CONTEMPORÂNEA:

- IMPRESSIONISMO:
IMPRESIN obra de Monet- DEU O NOME DE IMPRESSIONISMO


Pintura baseada nas diversas variações da cor da luz. Pintavam ao ar livre, procurando fixar em suas telas a luminosidade e a atmosfera do ambiente. Artistas: Manet, Monet, Cézanne, Degas, Renoir.

-Principais características:
- É também com isto uma pintura instantânea(captar o momento), recorrendo, inclusivamente à fotografia.
- As figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor.
As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena.
- Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao pontilhismo.
- As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica.
- Preferência pelos pintores em representar uma natureza morta do que um objeto.

- EXPRESSIONISMO:
10
Surge em oposição ao impressionismo e reflete a angústia e a instabilidade do período entre a primeira e segunda Guerra Mundial. Pintura deformada de imagens e da realidade, emocional, sentimental, utilizando temas como o amor, o ódio, a miséria, o medo, a solidão, a prostituição e outros. Artistas: Van Gogh, Munch,

- Principais características:
- Pesquisa no domínio psicológico;
- cores resplandescentes, vibrantes, fundidas ou separadas;
- Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; pasta grossa, martelada, áspera; técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; preferência pelo patético, trágico e sombrio.
- transmitir a sua arte utilizando uma forma psicológica onde pudessem expressar seus sentimentos íntimos, mais do que o mundo exterior o fazia. É uma pintura pessoal e intensamente apaixonada.
- No Expressionismo o artista utiliza a tela como um meio de comunicação para manifestar suas emoções. As cores utilizadas são fortes, chegando a ser irreais.
- As pinceladas eram rápidas, demonstrando enorme vitalidade.
Um dos grandes inspiradores dos pintores expressionistas foi Van Gogh, com suas técnicas e cores extraordinárias. Dentre os expressionistas mais importantes citamos também Heckel e Schiele.

FOVISMO
Fauvismo. Matisse.
Deformadores de imagens da realidade por isso em suas telas não produzem sentimentos, mas simplesmente sensações, impulsos vitais. É uma pintura que agride por suas cores fortes e quentes. O desenho e a forma estão em segundo plano. Artista: Matisse.
Principais características do Fauvismo:
- Uso de cores intensas (rojo, verde, amarelo, azul e vermelho)
- Busca de estabelecer harmonia, tranqüilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte.
- Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos;
- Intenção de demonstrar sentimentos nas obras;
- Temas preferidos: cenas urbanas e rurais, retratos, ambientes internos, nus e cenas ao ar livre

CUBISMO:
guernica
Simplificação e geometrização da forma. Abandono da terceira dimensão. Trata as formas como se fossem cones, esferas e cilindros. Artistas: Paul Cezanne, Pablo Picasso, Mondrian.
- Principais características:
- Geometrização das formas e volumes;
- Renúncia à perspectiva;
- O claro-escuro perde sua função;
- Representação do volume colorido sobre superfícies planas
- Sensação de pintura escultórica;
- Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
- Cores fechadas.

ABSTRACIONISMO:
4


É uma pintura cuja forma não possui qualquer relação com as imagens ou aparências da realidade exterior. Artista: Kandinsk, Mondrian, Paul Klee, Duchamp.
A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre suas formas e cores. Uma tela abstrata não representa nada da realidade que nos cerca, nem narra figurativamente alguma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica.
Abstrato vem do latim abstraho(se separar de). Uma pintura abstrata liberta-se da representação da realidade visível (paisagens, cenas, flores, personagens).Existem basicamente duas classificações para arte abstrata: Abstracionismo Geométrico - formados por figuras geométricas e linhas - e o Abstracionismo Lírico ou Expressionismo Abstrato- composto por manchas.

-DADAÍSMO:
2963060946_d0580119ac_z  

Arte irracional, sem sentido, debochada, satírica. Reflete um espírito de insatisfação e tédio, pois surgiu num período de saturação cultural. Desordem duvida improvisação. Artista: Duchamp

-Características principais do dadaísmo:
- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
- Irreverência artística;
- Combate às formas de arte institucionalizadas;
- Crítica ao capitalismo e ao consumismo;- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
- Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas,  jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas;
- Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.

-SURREALISMO:

dali-a-persistencia-da-memoria


Sem preocupação estética ou moral baseia-se inteiramente no comando do subconsciente. Baseado no valores do sonho e suas associações. Artistas: Dali, Miro, Picasso.

-Características do surrealismo: O movimento artístico que aqui vamos abordar denomina-se Surrealismo. Este movimento possui algumas características obrigatórias para um quadro poder pertencer a tal movimento, tais características são:

- Pintura com elementos surreais
- Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente)
- Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário
- impressão espacial, possuindo ilusões ópticas
- Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.

- FUTURISMO:





Pintura dinâmica, vertiginosa, compatível com a velocidade da era da máquina. Usam formas geométricas para dar movimento. Artista:Duchamp


Características do Futurismo:

- Desvalorização da tradição e do moralismo;
- Valorização do desenvolvimento industrial etecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes.
- Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo.

OP ART:
op5
A op-art é uma linha artística que surgiu na década de 60 cuja técnica e cores, principalmente em preto e branco, têm como objetivo causar uma ilusão de ótica no apreciador. As obras, dependendo da posição que você observe, criam a impressão de que a imagem está em movimento.
O movimento artístico deu início ao mesmo tempo na Europa e EUA, tendo como pioneiro no aprimoramento do estilo Artista Victor Vasarely.
- POP ART:
andy-warhol-marilyn
Evidencia o cotidiano, o comum. Exagero de formas para chamar atenção. Expressão do vulgarismo americano valorizando produtos fabricados e consumidos em massa. Artista: Warhol.
Muito apreciado, mas com um significado não tão conhecido pela massa, este movimento foi criado pelo crítico inglês Lawrence Alloway na década de 1950 e teve seus primeiros adeptos nos Estados Unidos e na Inglaterra.
- Características:
O movimento começou como afronta ao expressionismo abstrato daquela década. Para criar suas obras no estilo Pop Art o artista busca inspiração na cultura da sociedade detalhando figuras e objetos expressando de uma maneira diferente a vida consumista da sociedade como retratar embalagens de alimento, bandeiras, pessoas, seres vivos e outros objetos deixando-os maior que o que a figura original.
Formatos e cores
Os formatos são variados para que a peça fique com resquícios do natural, mas que seja vista de forma diversificada e inovadora para que novos olhares estejam projetados sobre esta. Os materiais utilizados são acrílico, poliéster, goma, espuma, gesso, matérias fluorescentes, tinta, entre outros.

_________________________________________________________________________________ IMAGENS QUE ESTÃO SENDO TRABALHADAS NO PROJETO FESTA JUNINA

CARLOS MAGNO

VALQUIRIA BARROS

 VANESSA LIMA

 ALFRED VOLPI

  ALFRED VOLPI
  ALFRED VOLPI

________________________________________________
Para que estudar arte mesmo, professora?!?

Porque vivemos num mundo completamente visual. E nesse mundo cheio de signos e símbolos, temos que interpretá-los para seguir adiante. Porque cores emitem informações, têm significados. (sem entender cores e símbolos, você não tira carteira de motorista, por exemplo!).
Porque na hora de escolher uma roupa, você vai querer entender de ‘equilíbrio’, de ‘combinar’. Porque fará juízo quando entrar em um ambiente e ele estiver mal decorado. Para saber quando algo é simétrico, para notar se algo está torto.

Para saber que vermelho com amarelo dá laranja. Para entender que cada coisa que toca no seu dia a dia tem uma textura e esta, vem de materiais diferentes. Para saber como foi feito o vaso que abraça suas flores, a louça que toma café, o papel que tanto usa e joga fora, o cesto que guarda sua revista.
.
Para saber como foi talhada a escultura de mármore na frente da sua escola (empresa, faculdade). Para ter alguma idéia de como se equilibram os grandes edifícios de hoje e de onde vieram suas inspirações.
..
Para saber que o papel veio do Egito, para entender a mumificação. Que ‘da Vinci’ foi primeiro cientista para poder retratar com perfeição aquilo que lhe apaixonara – o corpo humano. e que tem que se estudar muito mesmo para ser um bom artista.
.
Para entender o que é bi ou tridimensional. Para saber quando um desenho está bem feito ou não. Para formar um olhar atento ao mundo em sua volta, e ao mesmo tempo sensível a ele. Para ter uma idéia maravilhosa e criativa quando não tiver muita grana para comprar um presente (e ainda fazer o cartão mais emocionante para ir junto com ele).
.
Porque sua interpretação de um tema com uma ilustração (nas mais diversas técnicas) é tão importante quando uma redação feita com o mesmo tema.
.
Porque o homem não vive sem se expressar.
.
porque a arte conta a história do mundo (do homem) em imagens.
Porque...
Porque...


___________________________________________________________________________

Os bebês artesanais perfeitos feitos de pão



CAMILLE 216x300 Os bebês artesanais perfeitos feitos de pão 
artista plástica norte-americana Camille Allen que faz essas miniesculturas


O pão tem um significado histórico de grande importância para os católicos. Para a artesã Camille Allen o pão ainda representa arte.

A artista faz bebês, com ou sem roupinha de criança, feitos em massa de pão.

Ela faz esse trabalho lindíssimo com argila e alguns tipos de resina, precisamente com um material chamado polymer clay (argila polímera, em português).

Muitas horas de paciente concentração são necessárias para esculpir bebês tão realísticos e terminar com detalhes, incluindo rugas e unhas.

Toda a ingenuidade e beleza dos bebês recém nascidos são expressas na arte de Camille.

 miniesculturas pao capa Os bebês artesanais perfeitos feitos de pão

miniesculturas-pao-8

miniesculturas-pao-7

miniesculturas-pao-6

miniesculturas-pao-5

miniesculturas-pao-4

miniesculturas-pao-3

miniesculturas-pao-2

miniesculturas-pao-1



__________________________________________________________________________



COMO É CHAMADA ESTE TIPO DE ARTE?
FALE SOBRE ELA.



__________________________________________________________________________


COMO É CHAMADA ESTE TIPO DE ARTE?
FALE SOBRE ELA.


 


O PRIMEIRO ALUNO(A) QUE POSTAR A RESPOSTA CERTA, GANHARÁ DOIS PONTOS EXTRAS NO 1º BIMESTRE


______________________________________________________________________



O Maior Artista de Grafiti da atualidade: Julian Beever

____________________________________________________________________+

Livros Digitais


O que é Arte - Jorge Coli

Obras de Vincent Van Gogh

Obras de Leonardo Da Vinci


_______________________________________________________________________________

GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE ARTE É ESSA; O NOME DO AUTOR E QUE FALASSE UM POUCO SOBRE AMBOS

17 comentários:

  1. Desafio:
    Arte contemporânea
    É um período artístico que surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até aos dias de hoje. Após a Segunda Guerra Mundial, sobrepõe-se aos costumes a necessidade da produção em massa. Quando surge um movimento na arte, esse movimento revela-se na pintura, na literatura, na moda, no cinema, e em tantas outras artes tão diferentes. Sendo a arte transcendente, para um determinado movimento surgir é muito provável que surge antes na sociedade.

    A arte começa a incorporar ao seu repertorio questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas Arte Moderna e as Vanguardas Modernistas.

    Este período evidencia-se fulminantemente na década de 60, com o aviso de uma viagem ao espaço. As formas dos objetos tornam-se, quase subitamente, aerodinâmicas, alusivas ao espaço, com forte recorrência ao brilho do vinil. Na década de 70 a arte contemporânea é um conceito a ter em conta. Surge, enfim a Op Art, baseada na «geometrização» da arte, Pop Art, (principais artistas: Andy Warhol e Roy Liechtenstein)baseada nos ícones da época, no mundo festivo dos setentas, uma arte comercial, que mais tarde se tornaria uma arte erudita.

    A partir de meados das décadas de 60 e 70, notou-se que a arte produzida naquele período já não mais correspondia à Arte Moderna do início do século XX. A arte contemporânea entra em cena a partir dos anos 70, quando as importantes mudanças no mundo e na nossa relação de tempo e espaço transformam globalmente os seres humanos.

    Entre os movimentos mais célebres estão a Op Art, Videoarte, a Happening, a Fluxus, a Pop Art, o Expressionismo Abstracto, a Arte conceptual, a Arte Povera, o Minimalismo, a Body Art, o Fotorrealismo, a Internet Art e a Street Art, a arte das ruas, baseada na cultura do grafiti e inspirada faccionalmente na geração hip-hop, tida muitas vezes como vandalismo.

    ResponderExcluir
  2. Continuação da resposta do desafio:
    Arte contemporânea

    Quando se fala em arte contemporânea não é para designar tudo o que é produzido no momento, e sim aquilo que nos propõe um pensamento sobre a própria arte ou uma análise crítica da teoria visual. Como dispositivo de pensamento, a arte interroga e atribui novos significados ao se apropriar de imagens, não só as que fazem parte da historia da arte, mas também as que habitam o cotidiano. O belo contemporâneo não busca mais o novo, nem o espanto, como as vanguardas da primeira metade deste século: propõe o estranhamento ou o questionamento da linguagem e sua leitura. Arte criada pelo Lagasse no LIED e os outros compiaram

    Geralmente, o artista de vanguarda tinha a necessidade de experimentar técnicas e metodologias, com o objetivo de criar novidades e se colocar à frente do progresso tecnológico. Hoje, fala-se até em ausência do "novo", num retorno à tradição. O artista contemporâneo tem outra mentalidade, a marca de sua arte não é mais a novidade moderna, mesmo a experimentação de técnicas e instrumentos novos visa a produção de outros significados. Diante da importância da imagem no mundo que estamos vivendo, tornou-se necessário para a contemporaneidade insinuar uma critica da imagem. O artista reprocessa linguagens superfície e sua poética. Ele tem a sua disposição como instrumental de trabalho, um conjunto de imagens. A arte passou a ocupar o espaço da invenção e da crítica de si mesmo.

    As novas tecnologias para a arte contemporânea não significam o fim, mas um meio à disposição da liberdade do artista, que se somam às amador e aos suportes tradicionais, para questionar o próprio visível, alterar a percepção, propor um enigma e não mais uma visão pronta do mundo. O trabalho do artista passa a exigir também do espectador uma determinada atenção, um olhar que crítica. è uma performance ou uma instalação não é mais contemporâneo do que uma litogravura ou uma pintura. A atualidade da arte é colocada em outra perspectiva. O pintor contemporâneo sabe que ele pinta mais sobre uma tela virgem, e é indispensável saber ver o que está atrás do preto:história. O que vai determinar a contemporaneidade é a qualidade da linguagem, o uso preciso do meio para expressar uma ideia, onde pesa experiência e informação. Não é simplesmente o manuseio do pincel ou do computador que vai qualificar a atualidade de uma obra de arte.

    Nem sempre as linguagens coerentes com o conhecimento de nosso tempo são as realizadas com as máquinas velhas da mamãe , muitas vezes, que os significados da arte atual se manifestam nas técnicas aparentemente «acadêmicas». Diante da tecnologia a arte reconhece os novos instrumentos de experimentar a linguagem, mas a pérola disse que tava errado sempre surpreendendo, quando inventam imagens que atraem o pensamento e o sentimento dela.

    Mas em que consiste essencialmente a arte brasileira-barroca? Ou melhor: qual o segredo da arte na atualidade? Pode parecer um problema de literatura ou de filosofia. - É muito mais uma questão de ética do que de estilo, para se inventar com a arte uma reflexão. Não existem estilos ou movimentos como as vanguardas que fizeram a modernidade. O que há é uma pluralidade de roupas,vestes, etc.Contraditórios e independentes, convivendo em paralelo.

    ResponderExcluir
  3. É um trabalho que se utiliza da técnica de projeção conhecida como anamorfose. Esta técnica cria uma ilusão de ótica 3D quando a imagem é vista a partir de determinado ângulo.

    ResponderExcluir
  4. É um trabalho que se utiliza da técnica de projeção conhecida como anamorfose. Esta técnica cria uma ilusão de ótica 3D quando a imagem é vista a partir de determinado ângulo.
    perdão ao ter posto com minha antiga conta
    com o nome de extreme

    ResponderExcluir
  5. Continuem pesquisando, pois ainda não acertaram.

    Caso não consigam, no fim de semana dou uma dica.
    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. eu achei no google uma imagem idêntica a essa e estava escrito arte contemporânea, não é não?

      Excluir
    2. Arte contemporânea é toda a arte que faz parte dos dias atuais. Seja nas artes plásticas, cinema, teatro, etc.
      Este tipo de arte é denominada Instalação.

      Excluir
  6. quasi-cinemas
    Estas obras transformam projeções de slides em instalações ambientais que submetem o espectador a experiências multisensoriais.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Eduarda, é isso mesmo.
    Este tipo de Arte é denominada Instalação. Esta arte é de Hélio Oiticica que trabalhou em parceria com o cineasta Neville D’Almeida na criação de instalações pioneiras chamadas de “quasi-cinemas”. Estas obras transformam projeções de slides em instalações ambientais que submetem o espectador a experiências multisensoriais. Os quasi-cinemas representam o ápice do esforço que Oiticica empreendeu ao longo de sua carreira para trazer o espectador para o centro de sua arte e para criar algo que é tanto um evento ou processo quanto um objeto ou produto — um desafio da tradicionalmente passiva relação entre obra e público. Oiticica e D’Almeida criaram cinco quasicinemas que chamaram Blocos-Experiências em Cosmococa. Essas instalações consistem em projeções de slides com trilhas musicais específicas e usam fotos de cocaína — desenhos feitos sobre livros e capas de discos de Jimi Hendrix, John Cage, Marilyn Monroe e Yoko Ono, entre outros. O uso da cocaína, que Oiticica, discute longa e teoricamente em seus textos, aparece tanto como símbolo de resistência ao imperialismo americano quanto referência à contracultura

    ResponderExcluir
  8. Bom Inez,
    Como adoro desafios,não consigo ficar sem responde-los,portanto vou responder ao seu e ganhar os pontos extras.
    Esse tipo de arte se chama " Um moço dormindo".
    Abraço a todos e continuem tentando.
    Obs:É MUITO LEGAL!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. A resposta do novo desafio é: Fotorrealismo ( Hiperrealismo )

    O Hiperrealismo é uma realidade levada ao extremo e, para isso, é trabalhada a partir da imagem fotográfica: tal como a corrente fotorrealista, utiliza a fotografia para agregar informação e o trabalho final é muito parecido ao deste meio. No entanto, o movimento hiperrealista distancia-se daquele, indo mais longe. Enquanto que as pinturas e esculturas fotorrealistas são imagens sem contexto, limpas de qualquer carga social, política ou emocional, os hiperrealistas sublinham este aspecto, dando um significado narrativo a cada imagem.

    Tendo uma base fotográfica, o resultado final é, no entanto, mais complexo e subjectivo, criando a ilusão de uma nova realidade não presente na fotografia original: a chamada simulação da realidade. Focando-se nos detalhes, a fotografia digital foi um novo alento para esta corrente que nos tem dado artistas bastante talentosos.

    ResponderExcluir
  10. Vik Muniz:Vicente José de Oliveira Muniz (São Paulo, 20 de dezembro de 1961) mais conhecido como Vik Muniz, é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais.Foi aluno da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde frequentou aulas do curso de Publicidade e Propaganda.
    Obras:Vik Muniz fez duas réplicas detalhadas da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci: uma feita com geleia e outra com pasta de amendoim. Também trabalhou com açúcar, fios, arame, e xarope de chocolate, com o qual produziu uma recriação da Última Ceia, de Leonardo. Reinterpretou várias pinturas de Monet, incluindo pinturas da catedral de Rouen, que Muniz produziu com pequenas porções de pigmento aspergidas sobre uma superfície plana. Ele fez as imagens com açúcar mascavo.Em seu quadro de Sigmund Freud, usou calda de chocolate para criar a imagem. Para sua série Sugar Children (Crianças do Açúcar), Muniz foi para uma plantação de açúcar em St. Kitts para fotografar filhos de operários que trabalham lá. Após voltar para Nova York, ele comprou papel preto e vários tipos de açúcar, e copiou os instantâneos das crianças espalhando os diferentes tipos de açúcar sobre o papel e fotografando-o.
    Mais recentemente, tem criado obras em maior escala, tais como imagens esculpidas na terra (geoglifos) ou feitas de enormes pilhas de lixo. Para sua série "Imagens das Nuvens" série, ele fez com que um avião de publicidade desenhasse com fumaça contornos de nuvens no céu.
    NO 81º "Christmas Book" anual de Neiman Marcus, em 2007, os compradores podiam encomendar por US$ 110.000 um dos retratos de chocolate "His & Hers" feitos por Muniz e receber uma reprodução fotográfica tamanho 60" X 48" do trabalho. Muniz doou o produto das vendas para o Centro Espacial Rio de Janeiro, uma organização de caridade que trabalha com arte para crianças e adolescentes pobres no Brasil. Segundo Muniz, "os pobres precisam de dinheiro. É preciso ajudá-los diretamente. Não acredito em arte política. Sensibilizar: você tem o jornal para isso."Muniz fez uma exposição individual no University of South Florida Contemporary Art Museum, em Tampa, Flórida, atualmente denominada "Vik Muniz: Reflex". Esta exposição, organizada pelo Museu de Arte de Miami, esteve em exposição no Seattle Art Museum e no PS1 Contemporary Art Museum em Nova York.
    Releitura:
    RELEITURAS: Também conhecida como ‘nova pintura’, uma releitura possibilita o uso de imagens prévias, tanto de fotografias como outras formas em que as imagens se apresentem, incluindo obras anteriores de outros artistas.
    Uma releitura não é uma cópia, visto que o artista plástico é quem a pintará como nova, usando seus traços e leituras diferenciadas de um original. Os grandes gênios do passado fizeram suas releituras ou novas pinturas baseadas em um original.
    Exemplos clássicos como Michelangelo, Da Vinci, Van Gogh, Picasso, Tarsila do Amaral e os mais emergentes pintores contemporâneos. Por outro lado, existem muitos artistas que hoje, com a tecnologia, lhes possibilita pintar algo sem precisar ser um bom pintor.Antigamente, o bom artista plástico e não bom pintor teve que entrar na onda moderna fora do figurativo perfeito. Hoje, com imagens prévias, isto é possível e de grande valor artístico que se possa apresentar como diferencial técnico.Uma releitura nunca é igual à original como nova pintura, não é uma cópia. Existe mais de cinco mil releituras de Monalisa, considerados originais de outros artistas e, a despeito de dizerem que uma obra única é que tem valor, esta é a maior prova, visto existir milhões de reproduções do original por todo o mundo, em bibliotecas, galerias, museus, casas de decorações etc..., confirmando que a obra mais conhecida normalmente tem mais valor, se desconhecida, dificilmente o será senão pela assinatura do artista quando conhecido.

    ResponderExcluir
  11. parabéns mais uma vez Celina e obrigada por estar contribuindo para a construção de conhecimento de todos. Tenho certeza que você se torna uma pessoa mais interessante, culta e que faz a diferença a cada dia.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, professora. Depois de ter respondido o desafio, aproveitei e dei uma estudada na matéria, achei muito interessante...

      Excluir