DESAFIO
Vamos ver quem entende de História do Brasil!
Basta acessar a página: http://desafios.ig.com.br/historia-do-brasil/ e responder às 10 perguntas do Desafio. Depois registre seu resultado no ranking e passe a sua pontuação para a Profª. Priscilla em sala de aula. As 3 melhores notas ganham 1,0 ponto para o 4º bimestre.
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SUGESTÃO DE PROJETO PARA PROFESSORES DO 9º ANO
As fotos dos trabalhos encontram-se na Galeria de Fotos.
DISCIPLINA: HISTÓRIA
SÉRIE: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO "FESTA JUNINA"
As festas juninas são multiculturais,
embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos
santos populares em Portugal. A música e os
instrumentos usados estão na base da música folclórica portuguesa e
foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes. As roupas 'caipiras' são uma referência ao povo campestre, que povoou
principalmente o nordeste do Brasil e muitas semelhanças se
podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto aqui como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os
arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época das
grandes navegações os portugueses levavam da Ásia.
No Brasil, a festa recebeu o nome de junina, e era chamada inicialmente joanina, de São João. Além de Portugal, a tradição
veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as
comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos
portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
Das comemorações brasileiras, as festas juninas estão entre as
mais antigas e mais cheias de histórias, costumes e rituais. Fogueiras,
bandeiras, danças, fogos, comidas, quermesses, casamento caipira, balões,
superstições. De onde vêm tantas tradições?
As
festas juninas misturam rituais antigos que se perderam com o tempo,
assimilados e adaptados ao jeito brasileiro. As informações sobre essa festa compõem um mosaico rico e
variado de fatos históricos.
OBJETIVOS GERAIS
A proposta para a disciplina de História no Projeto Festa Junina tem como objetivo levar o aluno
à compreensão da história da festa, bem como seu valor dentro do folclore e da
cultura brasileira. Tal comemoração será
analisada a partir de um enfoque histórico e folclórico, a partir da ideia de,
no Brasil, a festa ter-se tornado uma instituição, sem possuir, necessariamente, um viés religioso.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
< Compreensão de conceitos como cultura,
folclore e símbolo;
<
apreensão de novos conhecimentos acerca
da formação sociocultural brasileira, com ênfase no multiculturalismo;
<
apreensão de novos conhecimentos acerca dos
aspectos culturais e históricos da festa junina, entendida como uma celebração
cujo significado foi construído historicamente;
<
aplicação dos conceitos estudados na
análise da evolução histórica e social da festa, buscando os significados dos
símbolos que compõem o imaginário da comemoração.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
<
O Brasil na Primeira República
<
Brasil rural e o homem do campo
<
Cultura popular brasileira
<
Folclore e tradição
DESENVOLVIMENTO
1. Leitura e
análise de textos sobre o tema;
2. Pesquisa de
informações complementares para enriquecer o trabalho;
3. Identificação
e seleção das informações mais relevantes para compor o cartaz;
4. Pesquisa e
seleção de imagens e materiais reciclados para a decoração do cartaz.
TEMAS SUGERIDOS
< Quadrilha
< Casamento na roça
< Fogueira
< Bandeirinhas
< Cantigas, músicas e fogos de artifício
< Balões
< Simpatias e adivinhações
< História e origem das festas juninas
< O homem do campo: a figura do caipira – Jeca Tatu e Chico Bento
< Comidas típicas
TEXTOS DE APOIO (Adaptados)
ALDÉ, Lorenzo. A festa é do povo.
Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/a-festa-e-do-povo
Chianca, Luciana. Pula a fogueira,
João! Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/pula-a-fogueira-joao
LOBATO, José Bento Monteiro. Urupês.
16. ed. São Paulo: Brasiliense, 1971.
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