HISTÓRIA


DESAFIO

Vamos ver quem entende de História do Brasil! 

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SUGESTÃO DE PROJETO PARA PROFESSORES DO 9º ANO
As fotos dos trabalhos encontram-se na Galeria de Fotos.

DISCIPLINA: HISTÓRIA
SÉRIE: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



PROJETO "FESTA JUNINA"
As festas juninas são multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal. A música e os instrumentos usados estão na base da música folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes. As roupas 'caipiras' são uma referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto aqui como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época das grandes navegações os portugueses levavam da Ásia.
No Brasil, a festa recebeu o nome de junina, e era chamada inicialmente joanina, de São João. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
Das comemorações brasileiras, as festas juninas estão entre as mais antigas e mais cheias de histórias, costumes e rituais. Fogueiras, bandeiras, danças, fogos, comidas, quermesses, casamento caipira, balões, superstições. De onde vêm tantas tradições?
As festas juninas misturam rituais antigos que se perderam com o tempo, assimilados e adaptados ao jeito brasileiro. As informações sobre essa festa compõem um mosaico rico e variado de fatos históricos.


OBJETIVOS GERAIS
A proposta para a disciplina de História no Projeto Festa Junina tem como objetivo levar o aluno à compreensão da história da festa, bem como seu valor dentro do folclore e da cultura brasileira. Tal comemoração será analisada a partir de um enfoque histórico e folclórico, a partir da ideia de, no Brasil, a festa ter-se tornado uma instituição, sem possuir, necessariamente, um viés religioso.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
<   Compreensão de conceitos como cultura, folclore e símbolo;
<  apreensão de novos conhecimentos acerca da formação sociocultural brasileira, com ênfase no multiculturalismo;
<  apreensão de novos conhecimentos acerca dos aspectos culturais e históricos da festa junina, entendida como uma celebração cujo significado foi construído historicamente;
<  aplicação dos conceitos estudados na análise da evolução histórica e social da festa, buscando os significados dos símbolos que compõem o imaginário da comemoração.


CONTEÚDOS TRABALHADOS
<    O Brasil na Primeira República
<    Brasil rural e o homem do campo
<    Cultura popular brasileira
<    Folclore e tradição


DESENVOLVIMENTO
1.   Leitura e análise de textos sobre o tema;
2.   Pesquisa de informações complementares para enriquecer o trabalho;
3.   Identificação e seleção das informações mais relevantes para compor o cartaz;
4.   Pesquisa e seleção de imagens e materiais reciclados para a decoração do cartaz.


TEMAS SUGERIDOS
<   Quadrilha
<   Casamento na roça
<   Fogueira
<   Bandeirinhas
<   Cantigas, músicas e fogos de artifício
<   Balões
<   Simpatias e adivinhações
<   História e origem das festas juninas
 O homem do campo: a figura do caipira – Jeca Tatu e Chico Bento
<   Comidas típicas


TEXTOS DE APOIO (Adaptados)
ALDÉ, Lorenzo. A festa é do povo. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/a-festa-e-do-povo
Chianca, Luciana. Pula a fogueira, João! Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/pula-a-fogueira-joao
LOBATO, José Bento Monteiro. Urupês. 16. ed. São Paulo: Brasiliense, 1971.

EVANGELISTA, Ronaldo. Pequena história das festas juninas. Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo. Festas Juninas: Cultura, Religiosidade e Tradição. Disponível em: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br


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